terça-feira, outubro 23, 2007

Simuladores virtuais são ótimas opções para aprender a investir na bolsa

Treinar antes de entrar no mercado “para valer” é uma boa dica para quem está começando




Uma ação para ser bem sucedida exige prática e um pouco de treino antes de “entrar para valer” no mercado de ações é uma boa opção para quem está começando. Ferramentas simuladoras do sistema home-broker – instrumento que permite a negociação de ações via Internet onde o usuário envia ordens de compra e venda de ações através do site de sua corretora – são oferecidas por alguns sites de graça. Um dos mais acessados é o Em Ação, da Folha de São Paulo. O cadastro é rápido e ao efetuá-lo o usuário recebe uma caderneta com R$100 mil para aplicar aonde quiser, claro que “de mentira”.

O estudante de engenharia da computação Diogo Brasilino, de 23 anos, pretende começar a investir na bolsa, mas como não fazia idéia de como funcionava esse mercado, resolveu se cadastrar em um site simulador. "Estou aprendendo a operar na prática sem gastar nada. É uma ótima opção para quem está começando", aconselha ele. A desvalorização da caderneta de poupança – que hoje varia entre cerca de 1% ao mês –, e a popularização do home-broker tem atraído cada vez mais pequenos e médios investidores para o mercado de ações.

Esses investidores vêem na bolsa uma boa oportunidade para alcançar a tão sonhada independência financeira ou simplesmente para valorizar suas economias. A Balança Anual da Bovespa de 2006 registrou um volume inédito desde sua criação em 1890: um quarto do volume financeiro negociado na Bolsa de São Paulo saiu da carteira de pequenos e médios investidores. Porém entrar no mercado de ações requer um pouco de aprendizado.


O Dr. Alexandre Elder, operador profissional e um dos maiores especialistas do mundo no assunto afirma em seu livro “Aprenda a Operar no Mercado de Ações” que “para ser bem-sucedido nas operações de mercado, é preciso de vários traços inatos, sem os quais nem vale a pena começar. Aí se incluem disciplina, tolerância ao risco e facilidade com números”. O mercado exige muita atenção e dedicação, pois qualquer transação mal planejada pode causar um grande prejuízo no bolso do operante. Como aconselha o superintendente da Bovespa, Ricardo Nogueira, "o primeiro passo para entrar no mercado acionário é abandonar a ilusão de que ele não proporciona lucro sem riscos".

Outros sites que oferecem esses serviços são: http://www.bussoladoinvestidor.com.br/ e http://www.investidorvirtual.com.br/.

Luciano Abruzez

Nenhum comentário: