terça-feira, outubro 16, 2007

É tempo de começar a investir

Investimento no presente para garantia no futuro! Este é o lema de quem investe na previdência privada!

A preocupação com o futuro faz parte da vida de todo jovem. Com a instabilidade da economia brasileira fica cada vez mais arriscado depender do governo quando o assunto é aposentadoria, afinal, o conjunto de políticas sociais que compõe o INSS já não apresenta solidez e segurança.


É pensando em garantir o futuro que algumas pessoas passam a investir em previdência privada, oferecida por bancos e seguradoras. Este tipo de investimento se resume a um sistema de acúmulo de capital que garante uma renda mensal futura e principalmente ao término da carreira profissional.


O programa de investimento privado existe há quase seis anos no Brasil e, atualmente, o mais comum, segundo a funcionária do Banco Bradesco, Neide Alcântara, são os pais investirem para garantir o futuro dos filhos. “Os pais, normalmente, começam a aplicar o dinheiro quando o filho ainda é criança, para que no futuro ele possa ingressar em uma universidade particular, montar seu próprio negócio e principalmente ajudar na aposentadoria”.

Neide alerta que o melhor é investir em uma caderneta de poupança se a intenção for poupar um dinheiro em curto prazo, pois para se obter vantagem com a previdência privada é necessário anos de investimento.


As diferenças entre a previdência privada e a poupança são basicamente: as taxas de rendimento, 0,8% ao mês para a previdência contra 0,6% para a poupança, sendo que o valor aplicado em poupança pode ser resgatado a qualquer momento (sob pagamento da CPMF), diferentemente da previdência privada, que só poderá ser reavido após alguns anos.



Para esclarecer o funcionamento da previdência privada, a tabela abaixo mostra o rendimento total na aposentadoria na 1ª e na 2ª fase de investimento. De acordo com a funcionária do Bradesco, responsável pelo setor de previdência privada, o valor que se deve investir varia de acordo com objetivo de cada um.
Confira Tabela:

Para Thiago Martos (dir.), que investe no programa, a previdência privada é um recurso que garantirá seu futuro. “Não sei como estará o mercado de trabalho quando eu me formar e muito menos como será o plano de previdência do governo quando estiver me aposentando, por isso, ao aplicar meu dinheiro em previdência privada estou fazendo um seguro para a posteridade”.




O aposentado Oderson dos Santos (esq.), 70, mesmo estando há 17 anos aposentado, ainda atua na área em que se formou, é técnico de áudio, e afirma que apenas com o dinheiro que recebe do governo não teria condições de ajudar financeiramente os filhos e desfrutar a vida. “Meu conceito de aposentadoria não é fim de carreira e sim um prêmio pelos anos trabalhados. Estou trabalhando porque não vivo sem minha profissão e sem ela também não conseguiria ajudar minha família”.


Crisla Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário