terça-feira, novembro 27, 2007

Brasileiros estão cada vez mais computadorizados

Vendas de computadores aumenta e a de produtos sem marca diminui em relação ao ano passado


De acordo com o IDC Brasil foram vendidos mais de 2 milhões de computadores entre julho e setembro e a expectativa é que esse número aumente ainda mais com o final de ano, o que comprova que o Brasil está se tornando cada dia mais digital.

O economista Felipe Giardini explica que o alongamento dos prazos de pagamento para 24 meses faz com que as parcelas fiquem bem baixas e acessíveis possibilitando que pessoas com menor poder aquisitivo possam adquirir o seu computador e até quem sabe um notebook.

“As lojas estão facilitando muito, em várias vezes, hoje o preço de um bom computador é super acessível além do que ter uma máquina é essencial”, diz Roberta Carvalho (esq.), 28, estudante de administração.


Basta abrir o jornal para comprovar o que Roberta diz, as famosas redes de varejo do Brasil já estão com inúmeras promoções pro final do ano com parcelas até 2010 sendo o computador um dos produtos de maior destaque.

“Pretendo aproveitar as promoções de final de ano e trocar meu computador, que já está meio ultrapassado. Vou ficar uns dois anos pagando mas com parcelas pequenas nem vou perceber e dando uma pesquisada vi que com R$1500,00 compro um excelente PC”, explica a estudante.


De fato o preço do computador está em baixa, só no primeiro semestre deste ano o preço caiu 5,4% e a tendência é cair ainda mais, comprar um bom computador a R$1,500,00 é realmente possível, fato que antigamente era impensável.


Outro dado interessante do IDC em relação ao aumento do comércio de produtos de informática é a diminuição da venda de computadores sem marca devido aos incentivos concedidos pelo governo.No ano passado à porcentagem de computadores, muitas vezes montados com peças ilegais, comercializados foi de 50,8% já este ano a porcentagem caiu para 37,5%.


O IDC ainda não divulgou a expectativa de venda para o ano que vem, mas o que pode se prever é que o número deverá ultrapassar os nove milhões do ano passado, considerando os dados divulgados este ano.

Sobre a IDC
Empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, a IDC utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas.

A companhia possui mais de 900 analistas, distribuídos em 90 países, e há mais de 43 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. A IDC é subsidiária da IDG, líder mundial em mídia de tecnologia.


Bruna Tavares

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a matéria.
Muito interessante saber que o comercio de produtos ilegais está diminuindo, é algo fantastico!!
E saber que tudo isso começa com aquelas propagando q a gente não aguenta mais da Casas Bahia...hehehe
Parabén Bruna, sou jornalista também!E achei muito dinâmica suas 2 matérias!!!
Flavia Cavalcanti