quinta-feira, novembro 01, 2007

"Investimentos básicos tem que ter o perfil do poupador", afirma especialista.

A busca por investimentos está cada vez mais presente entre jovens. A procura por rentabilidade e segurança nos negócios é a principal preocupação entre eles. O professor de finanças e atuante no mercado financeiro, Paulo Adani, explica que os três principais tipos de investimentos básicos são: as ações, a poupança e o fundo de renda fixa. Adani afirma que toda aplicação financeira tenta maximizar o tripé: rentabilidade, liquedez e segurança.

As ações estão entre os principais investimentos de maior risco e a sugestão do professor é sempre ter um conhecimento muito grande sobre o que irá comprar antes de fazer a aquisição.
Em contrapartida o fundo de renda fixa é destinado para quem procura ter maiores rendimentos com a compra de títulos e valores mobiliários. Paulo Adani ainda explica que a poupança tem a maior liquedez, a maior segurança e, portanto a menor rentabilidade. "A poupança que às vezes é deixada como a última das aplicações tem que ser vista de outra maneira, pois ela depois de 90 dias, não recolhe a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e retorna em uma média de 0,38%. Além disso, ela é isenta de impostos de renda, na media de uma aplicação de 22,5% de imposto de renda sobre aplicação.", explica o professor.

Por esses motivos Adani aponta que "a poupança deve sim ser analisada como uma boa aplicação para aquela pessoa que vai usar o dinheiro no futuro próximo para alguma atividade , viagem, ou aquisição de algum bem, porque ali você tem certeza absoluta de que vai render com essas dimensões." Nos dias atuais a poupança está rendendo praticamente como fundo de aplicação financeira, "provavelmente é que tem a menor rentabilidade, mas que em termos de segurança é praticamente total.", conclui o professor.

Hoje a teoria moderna sobre aplicação financeira analisa muito o perfil de cada poupador. Para aquele poupador que gosta de arriscar mais, é aconselhável ir para renda variável, ou seja, ações. Porém para os conservadores, o melhor é a poupança. Além disso, outras situações também são consideradas com uma boa liquidez, por exemplo os terreno, casas, e as vezes até uma viagem. Porém para os investimentos tradicionais o que normalmente é aconselhável: para quem até 50 mil, caderneta de poupança; a cima de 50 mil e até 150mil, fundos de aplicação financeira; e acima disso ações.

De acordo com o professor Paulo Adani, a principal preocupação que o jovem tem que ter primeiro lugar é com a previdência privada. Isso por que se ele tiver recursos mensais de forma estável deverá abrir uma previdência privada por que o jovem também fica velho. Além disso, ele recomenda que ter de alguma maneira uma poupança. "Por que a poupança garante a tranqüilidade, a segurança e assim o conforto econômico para realizar outras atividades. Uma das maiores crises das pessoas é a econômica, por isso desde jovem é importante ter essa preocupação em ter uma poupança", destacou.


Investimentos para jovens

Hoje a teoria moderna sobre aplicação financeira analisa muito o perfil de cada poupador. Para aquele poupador que gosta de arriscar mais, é aconselhável ir para renda variável, ou seja, ações. Porém para os conservadores, o melhor é a poupança. Além disso, outras situações também são consideradas com uma boa liquidez, por exemplo os terreno, casas, e as vezes até uma viagem. Porém para os investimentos tradicionais o que normalmente é aconselhável: para quem até 50 mil, caderneta de poupança; a cima de 50 mil e até 150 mil, fundos de aplicação financeira; e acima disso ações.

Cuidados

De acordo com o professor Paulo Adani, a principal preocupação que o jovem tem que ter primeiro lugar é com a previdência privada. Isso por que se ele tiver recursos mensais de forma estável deverá abrir uma previdência privada por que o jovem também fica velho. Além disso, ele recomenda que ter de alguma maneira uma poupança. "Por que a poupança garante a tranqüilidade, a segurança e assim o conforto econômico para realizar outras atividades. Uma das maiores crises das pessoas é a econômica, por isso desde jovem é importante ter essa preocupação em ter uma poupança", alerta Adani

Tanara Danilevicz

Nenhum comentário: