quarta-feira, novembro 28, 2007

Cursos ensinam como utilizar o 13º salário

Com o pagamento deste benefício, surgem oportunidades e riscos de endividamento



A chegada do final de ano não traz somente o Papai Noel, vem também o tão esperado 13º salário. Para aqueles trabalhadores que têm direito a esse beneficio há oportunidades de negócios, mas de riscos também. E por haver as possibilidades de riscos que esse assunto será um dos principais temas abordados em cursos e palestras, que aproveitem esse período do ano para tentar aumentar o conhecimento de consumidores e investidores.

Célia Maria Goldoni (esq.), gerente financeira de uma empresa de Campinas, ministra palestras e cursos sobre 13º, finanças pessoais, orçamento familiar e o uso responsável de crédito, o curso é realizado em três etapas e ela diz que a mais importante é a que trata do consumo.

“Para o participante é necessário entender os porquês do consumo, aprender a como evitar excessos em seu orçamento em uma época que dispõe de mais dinheiro em caixa.”

A segunda etapa do curso ensina sobre inflação, juros, moeda, sobre economia em geral, a terceira etapa é sobre como investir o dinheiro, sobre planos de previdência privada, bolsa de valores, aplicação da renda.“Depois do aluno perceber e conhecer sua situação financeira, é necessário que ele se prepare para conter os gastos, pagar suas dividas e se der investir parte do dinheiro” , afirma Célia.

A psicóloga Lara Leite (dir.) se matriculou no curso, pois acredita que não gasta bem o seu 13º salário e necessita ter um maior controle.

“Sou muito consumista, todo ano faço vários plano de investimento e nunca cumpro, acabo sempre gastando com coisas que não preciso, quando caio na real já acabou o meu dinheiro e eu nada fiz de bom. Entrei no curso para aprender e mudar isso, esse ano vou investir na bolsa.”

Armando Rodrigues, engenheiro, diz que sempre investiu bem o seu 13º salário, mas que está participando de vários cursos e palestras sobre o assunto, porque acompanha o seu filho que acabou de entrar no mercado de trabalho e é a primeira vez que ele ganha o beneficio.

“Resolvi matricular o Arthur em cursos e palestras sobre o assunto, porque ele gasta demais, ele ganha bem, mas mesmo assim está sempre sem grana, como já está no trabalho há um ano, vai receber o 13º integral e se deixar vai gastar na balada, por isso resolvi incentivá-lo a aprender a economizar e investir seu capital.”

A gerente bancária Ana Lucia Juliano que também ministra cursos sobre o tema diz que dividi o grupo de alunos em três: os endividados, sem dívidas e os investidores e assim conduz o curso.
No primeiro caso, ela recomenda que estes façam planilhas mensais com seus gastos, colocando até uma balinha que comprarem. Desta forma, a pessoa saberá exatamente o quanto gasta em proporção do quanto ganha. Por haver dívida, essa a proporção dos gastos geralmente é maior, então ela recomenda olhar as tabelas, perceber o que não é essencial e ir retirando, com a redução das despesas acaba estabelecendo o equilíbrio financeiro, em relação ao 13º ela diz: “Deve procurar os credores, negociar juros baixos, de preferência não ultrapassando 2,5% ao mês, se depois disso ainda sobrar dinheiro, gastar o mínimo com as compras de final de ano, pois é sempre bom ter uma reserva, para casos de necessidade.”

O grupo dos sem dividas são aqueles que não gastam, mas também não poupam, o mais importante segundo Ana Lúcia é criar o hábito nessas pessoas de aprenderem a poupar, com objetivo dessas realizarem os sonhos. “Sempre recomendo aos sem dividas a gastarem o seu 13º com responsabilidade, comprarem roupas, viajar, mas tentar pelo poupar pelo menos 40% do valor, a idéia é que se tornem investidores iniciantes.”

O último grupo é formado por aqueles que já podem ser chamados de investidores, estão em fase inicial, no entanto aprenderam a poupar, para esses Ana Lúcia recomenda que utilizem o salário extra, com os gastos normais do período e que continuem a planejar, investir mais e melhor e que chegam na bolsa e façam sucesso.

Eloisa Soares

Um comentário:

Angelim Coutinho disse...

Boa tarde,
gostaria do email da Célia Maria Goldoni. Ou se possível ela entrar em contato.