quarta-feira, novembro 28, 2007

Com as compras de fim de ano, golpistas agem com maior freqüência

De acordo com o policial civil Borges Costa, golpes aumentam em até 15% nesta época



Compras de fim de ano, décimo terceiro salário, shoppings e centros urbanos lotados, tudo o que os golpistas mais gostam. O policial civil de Jundiaí, Borges Costa, diz que nesta época do ano os crimes efetuados com cartões de crédito clonados são mais comuns, e nos passa alguns cuidados que temos que ter.

“ Nunca escolha a data de nascimento, nem repita os mesmos números várias vezes quando for colocar a senha do seu cartão magnético.Quando máquinas manuais forem utilizadas, certifique-se de que o papel-carbono foi rasgado em pedaços pequenos, só amassar não é o suficiente, os golpistas podem ter acesso a esse carbono e copiar sua assinatura e o número de seu cartão”, comentou Costa.

A clonagem é a fraude mais comum. Os dados da tarja magnética são copiados e transferidos para um cartão de crédito falso, assim a conta vai parar na fatura da vítima.Segundo Costa há quadrilhas especializadas em roubar cartões entregues em domicílio. “ Eles são clonados e depois enviados normalmente ao verdadeiro titular, depois um falso funcionário liga para confirmar a senha .”


A estudante Ana Claudia Néri Martins diz que seu Tio é um golpista que age em Santa Catarina, e tem como um de seus comparsas um funcionário de um banco, onde são passadas as senhas dos cartões magnéticos das vítimas que tem maior poder aquisitivo.

O policial diz ainda que nas compras pela internet, muito comum nesta época do ano, temos que ter a atenção redobrada e nunca passar o número do cartão de crédito para empresas desconhecidas, por que há vários sites criados por estelionatários que usam os números para fazer cartões falsos ou compras pela internet, ele diz para comprar em lojas de confiança e que ofereçam um bom sistema de segurança.


Rafael Brandão Fray

Nenhum comentário: