terça-feira, novembro 27, 2007

Inadimplência: um obstáculo para quem quer se formar

Problemas financeiros não se restringem aos alunos; Universidades também sofrem com o índice de devedores


São muitas as barreiras que impedem o jovem brasileiro a ingressar em uma universidade. No Brasil o sistema de ensino superior se divide entre instituições públicas, que oferecem pouquíssimas vagas, e privadas, que cobram mensalidades cada vez mais altas.

Muitos estudantes iniciam um curso superior em uma universidade privada cheios de expectativas e ideais e logo que começam as aulas, se deparam com a dificuldade de se manter em dia com as mensalidades e assim consequentemente se tornam inadimplentes.

A inadimplência é um problema que afeta todos os setores da economia, inclusive as universidades privadas. A PUC-Campinas é uma instituição regida por ideais filantrópicos e de acordo com o professor de economia Dimas Gonçalves ela não pode ter benefícios financeiros, em contrapartida paga menos impostos que as universidades particulares (que visam lucro). “A PUC é uma instituição confessional que não visa lucro, existe um regime tributário que impõe que todo o dinheiro arrecadado com a mensalidade seja revertido com gastos internos.”

Dimas afirma que a inadimplência é um problema de gestão e dessa forma a universidade deixa de fazer os investimentos necessários para a melhoria estrutural. “Há 5 anos os inadimplentes correspondiam a um terço dos alunos, mas atualmente essa proporção caiu, pois a universidade tem sido pró-ativa nas negociações.”

Mas a estudante da Puc, Ana Paula Silva, que está em débito com a mensalidade, não concorda: “O acordo que a PUC fez, não condiz com a minha situação e sem acertar a dívida não estudo semestre que vem. Acho essa negociação uma fachada, pois o serviço social deveria oferecer melhores condições para o pagamento da dívida. Com todo esse dinheiro poderia comprar um carro, mas optei por investir nos meus estudos e agora não consigo pagar.”


Negociação

A fim de garantir os estudos de quem se encontra em dificuldades financeiras, a PUC-Campinas oferece programas de auxílio ao aluno, como o FIES e APLUB, bolsas que têm como objetivo financiar os estudos de alunos devidamente matriculados no ensino superior em universidades privadas.

Além das bolsas a Puc está inscrita no Programa Universidade para todos (PROUNI) e de acordo com Dimas Gonçalves o número de bolsistas regulares não foi afetado pelo programa. “O número de bolsistas não caiu, pelo contrário, houve uma ampliação e atualmente temos uma média de 800 alunos inscritos pelo PROUNI”, afirma o professor.

Após alguns anos de espera, Thiago Rovedo, estudante da PUC-Campinas, conseguiu desconto de 100% para o ano de 2007. “Foi um processo demorado e burocrático, porém satisfatório. Me inscrevi pelo site, levei os documentos e depois de um tempo saiu o resultado. Minha única preocupação é que ano que vem não terei mais a bolsa e não sei como ficará minha situação”.

Para os alunos que estão inadimplentes o conselho do professor Dimas é tentar todos os tipos de negociações (por mais demorados que sejam) e bolsas possíveis, ou então seguir em frente e procurar estágios que ajudem na renda, porém, nunca desistir de se formar.

Crisla Ikeda

Nenhum comentário: