sexta-feira, novembro 09, 2007

Reajuste de mensalidade escolar ultrapassa inflação

De acordo com Sieeesp, pais pagarão ao menos 5% a mais em 2008

O Sieeesp ( Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) informa que o reajuste no valor da mensalidade das escolas particulares em 2008 será no mínimo 5%.
Segundo o secretario do sindicato Marcelo Henrique Capovilla, o aumento pode ser maior nas instituições de ensino infantil. “Os atributos aumentaram, principalmente, nas escolas de educação infantil, então o reajuste deve ser acima da inflação”, disse.

Para evitar pagar mais também na matricula, pais têm antecipado a reserva de vaga na região, pois algumas dão descontos para os adiantados. Esse é o caso dos comerciantes José Augusto e Marisa Vechi que já fizeram a rematrícula dos filhos, Eric de 12 anos e Brenda de 15 anos no colégio Objetivo. “Já quis deixar tudo certo para garantir a vaga e conseguir o desconto”, afirmou Marisa.

José Augusto ainda disse que as escolas têm autonomia para estabelecer prazos e valores, mas há algumas regras a seguir. De acordo com ele, o aluno que já estuda na unidade tem preferência para ocupar a vaga sobre o de fora, se estiver em dia com a mensalidade. No caso de haver inadimplência, a direção pode se negar a matriculá-lo.

O Sieeesp alerta que o valor da anuidade cobrado pelas escolas para 2008 precisa estar estipulado e ser de conhecimento dos pais até 45 dias antes do término das matrículas ou do início do ano letivo.


Rafael Brandão Fray

Nenhum comentário: